Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos

Localisação :

Nunca tinha saído da Europa antes. Marrakech, uma cidade do sul de Marrocos, era um óptimo sitio para começar. Esta cidade, às portas das montanhas do Atlas e do Saara, é uma oásis de verdura, numa região onde chove raramente. A cor dominante da cidade, como poderá ver muito rapidamente nas fotos, é o vermelho, o que lhe vale a sua alcunha de Marrakech a vermelha.

Praça Djemma El Fna, de noite

Praça Djemma El Fna, de noite

A praça vista de cima

A praça vista de cima

A praça, de dia

A praça, de dia

Muitos estrangeiros decidem viver em Marrakech, principalmente franceses, a antiga potência colonial de Marrocos. A proximidade,geográfica (duas ou três horas de avião) e a facilidade linguística ajuda muito, quase todos os marroquinos sabem falar francês ! Neste primeiro artigo, apresento-vos o ex-libris de Marrakech, a praça Jemaa El Fna (ou Djemma El Fna, ou Jamaâ El-Fna…). Existem várias grafias desta praça, visto que o seu verdadeiro nome é em árabe. De toda à forma, em Marrakech, toda à gente diz « La Place », « A praça » em português. Se perguntar pela « Place », sabe-se logo que está a falar da praça Jemaa El Fna. Em inglês, ouve-se « the square » e imagino que os marroquinos têm uma palavra em cada língua de turista que por lá passa.

UNESCO

Terraços panorâmicos

Terraços panorâmicos

Esta praça foi reconhecida pela UNESCO como sendo património oral e imaterial da humanidade. Gosto da agitação desta praça, cheia de vida, de coisas para se ver ou fazer. Mas que os turistas se cuidem. Se, como eu, não é dono de uma alma de negociante de tapetes, a experiência pode vir a ser bastante custosa no principio. Logo que se olha para qualquer coisa, existe alguém que deixa tudo o que estava a fazer para olhar para si e pedir-lhe dinheiro ! Eu tive claramente a sensação, durante a minha estadia em Marrakech, que toda a Medina (cidade antiga de Marrakech) só existia para uma única coisa : tirar o máximo de dinheiro aos turistas. A praça Jemaa El Fna não escapa obviamente a isto.

Mesquita de Marrakech a Vermelha

Mesquita de Marrakech a Vermelha

Vendedores de frutos secos

Vendedores de frutos secos

A mesquita Quessabine e a venda de sumos

A mesquita Quessabine e a venda de sumos”

Assédio

Temos que referir que fomos lá no Outono, quando já há menos turistas pelas ruas da cidade. Por isso, mesmo se ainda havia bastante estrangeiros (principalmente franceses, mas também alguns espanhóis), os habitantes podiam tranquilamente chegar ao pé de nós para tentarem nos tirar dinheiro. Claro que não nos roubam, não é disso que estou a falar, mas obrigam-nos quase a darem dinheiro, a troco de um suposto « favor » que não se tinha desejado à partida. Para mim, é quase burla, mas enfim. A minha relação com esta cidade foi completamente alterada por esta característica permanente das pessoas. Sem querer ser caricatural, se você tiver o jeito e feitio de turista (máquina fotográfica + nariz no ar), será literalmente assediado por jovens que vão perguntar o que procuram. « O que procura ? A praça ? é por aqui, segue-me se faz favor… ». Só que não existe guia turístico de graça, e quando já sabe onde fica a « Praça », é muito cansativo de ter alguém que vêm ter consigo todos os dois minutos para lhe perguntar se deseja ir à Praça. Pronto, acabo aqui com a minha critica, é o único defeito desta cidade, passamos às coisas boas, as razões da nossa visita !

Grelhadas, molhos e pão

Grelhadas, molhos e pão

Organização perfeita...

Organização perfeita…

Pequenos restaurantes, provisórios

Pequenos restaurantes, provisórios

Onde comer?

A praça está cheia de pequenas barracas onde se pode comer. Geralmente come-se carne grelhada, espetadas que nos são servidas. Os preços são correctos, se tiver fome, é onde se têm que ir sem hesitar. As lojas são animadas, sempre cheias de sons, de cores e de cheiros. Mas não se pode ser muito exigente com a higiene, acho que é preciso fechar os olhos ! Para os mais delicados, também existem restaurantes em Marrakech tudo o que há de mais clássico, mas com preços… europeus. Não é muito importante : esta bonita cidade também precisa de viver.

Fim da tarde...

Fim da tarde…

Espectáculo: sons, luzes e cheiros

Espectáculo: sons, luzes e cheiros

Fazer mini-golfe, de noite

Fazer mini-golfe, de noite

Fomos a Marrakech num momento especial : era o festival internacional do filme. Havia um ecrã gigante, onde passavam vários filmes todas as noites, o que juntavam ainda mais animação à cidade ! Todo tipo de filmes passavam neste ecrã, dos antigos clássicos aos filmes mais recentes. Foi simpático ver num mesmo sitio pessoas vindas para ver cinema ao ar livre, burros, carroças de cavalos com turistas, motorizadas, jovens, pessoas idosas, pessoas solteiras ou casais… é sem dúvida uma praça animada !

Festival do filme de Marrakech

Festival do filme de Marrakech

Visitantes do dia

Visitantes do dia

Motorizadas

Quase que esquecia de falar de uma coisa que se vê em toda à parte em Marrakech : as motorizadas ! Acho incrível, mas toda a gente anda de motorizada, de maneira completamente desorganizada. Ao que parece, os passeios das ruas não servem para mais nada que simples decoração. Tudo isto adiciona-se ao caos ambiente : gosto ! De qualquer forma, faz bem um pouco desta liberdade, muda-nos um pouco das nossas cidades esterilizadas ocidentais, tenho vontade de dizer.

As lojas, de noite

As lojas, de noite

Aqui pode-se beber um chá, comer um gelado ou tomar uma refeição

Aqui pode-se beber um chá, comer um gelado ou tomar uma refeição

Carroças, ou lojas?

Carroças, ou lojas?

Lojas de couro

Lojas de couro

Existe um numero infinito de vendedoras e vendedores, sentados no chão, com os seus produtos ou com uma loja, que vendem todo o tipo de objetos, muitas lembranças como lâmpadas, recordações para turistas, etc. Mas se quiser fazer compras, é melhor olhar para os Souks, os bairros comerciantes, mercados permanentes que ficam aqui relativamente perto da Praça, onde se poderá comprar coisas mais úteis, como uns bonitos sapatos marroquinos ou um saco de peles.

Sumo de laranja

Também não se pode escapar nesta grande praça ao sumo de laranja. A Praça Jemaa El Fna deve ser a capital mundial do sumo de laranja ! é pelo menos uma tradição nesta praça de ter pessoas que vendem sumo, 100% natural. As lojas de sumo estão cheias de garrafas de plástico, que já serviram… quando eu dizia que não se podia olhar muito para a higiene ! Mas, é de salientar, o sumo é muito bom, é um prazer beber algo de fresco depois de um dia de calor a passear nas ruas da cidade! O preço do sumo ? Um preço de turista, ou seja, passo a citar : « o preço que tu quiseres ». Deixo-vos interpretar como quiserem…

Lojas e inicio do zoco

Lojas e inicio do zoco

Histórias de um dia

Histórias de um dia

Mesquita Quessabine de noite

Mesquita Quessabine de noite

Mas a praça não é só animação, também existem cantos de paz. As pequenas mesquitas, como a mesquita Quessabine por exemplo, onde os fiéis vêm rezar, são um bom exemplo. Para nós que fazemos turismo e fotografias, os nossos cantos de paz e sossego são os terraços dos restaurantes. E pura magia de observar esta praça vista de cima, se tiver a sorte de ter um lugar sentado à beira do terraço. E mesmo por isso que aconselho a visita de Marrakech quando há menos turistas. Não se preocupe com o clima, faz quase sempre sol e calor nesta cidade : 20 à 25°C de média em Novembro ! Noutros artigos aqui em Bene Vale , falarei de outras facetas desta magnifica cidade, uma das cidades imperiais de Marrocos, fique connosco 😉

Fotos da praça Jemaa El Fna

Luzes e fumo

Luzes e fumo

A praça de noite

A praça de noite

As sandes de Hassan

As sandes de Hassan

Vendedores de caracóis

Vendedores de caracóis

Prova de caracóis

Prova de caracóis

Vendedores de sumo de laranja

Vendedores de sumo de laranja

Num terraço de restaurante

Num terraço de restaurante

As luzes da mesquita

As luzes da mesquita

Informações Úteis

Localisação da praça Jamaâ El Fna, Marrakech


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *