Fotos dos zocos de Marrakech
Localisação : Marrocos
Marrakech, cidade importante de Marrocos, é um destino turístico de primeiro plano. Pela sua praça Jemaa El Fna que já aqui abordamos, mas também pelos seus numerosos zocos, ou « souks » como se diz em francês, lingua falada por quase toda a gente em Marrocos.
Um mercado coberto
Os zocos são mercados cobertos, que encontram-se nas medinas (cidade antiga) das cidades árabes. Na Turquia, os zocos são conhecidos pelo nome de « bazar ». Na Medina de Marrakech, os zocos estão organizados por profissões, cada zoco tendo a sua especialidade. Encontra-se de tudo : babuchas (tipo de chinelo árabe), sacos, roupas, lanternas, especiarias, galinhas, serviços para chá… este comércio é hoje em dia principalmente virado para os turistas, muito numerosos nesta cidade marroquina. A antiga tradição de juntar os zocos por profissão já não é muito visível na Medina : guardou-se principalmente os nomes, e ali ou acolá, um mestre artesão. Transformou-se antes de mais numa gigantesca loja para turistas, onde se é muito solicitado pelos comerciantes ou alguns jovens que querem servir de guias turisticos « improvisados », contra dinheiro, claro.
Artesanato de Marrakech
Marrakech era um antigo ponto de encontro dos caravaneiros, que vinham aqui comprar novas mercadorias e negociar. Passeando neste imenso labirinto de ruas à sombra, somos solicitados pelos vendedores em frente às suas lojas. Aqui será um velhote que nos pede se queremos sapatos, ali vai ser um jovem que nos fala das suas bonitas roupas. Para comprar num zoco, é preciso ter alma de negociante : é sempre o « preço que quisermos ». Será que comprar um saco por 300 dirhams é bom negócio ? Difícil de saber. São pelo menos 40 000 artesãos que trabalham para os zocos de Marrakech, juntos em corporações : muitos deles vendem directamente nas suas oficinas. Se quisermos ver como são feitos os objectos que compramos, não é má ideia lá ir dar uma volta.