Fotos da Camarga
Localisação : França • Provença-Alpes-Costa Azul
A Camarga, « Camargue » em francês, é uma região que me fascina. Situada no sul de França, à beira-mar, no delta do rio Ródano, esta região é uma das regiões mais desertas de França. Este facto é estranho, porque no papel, quando dizemos sul de França à beira-mar, estamos à espera de uma região sobrepovoada, com muitos reformados vindos de Paris, como pode o ser uma cidade como Nice por exemplo, ou um sitio cheio de milionários como Saint-Tropez.
Selvagem
Mas a Camarga é diferente. Este bela região parece ainda ser selvagem. Será por culpa das grandes indústrias que se encontram à beira da região ? Será por culpa da invasão do mar, e consequente desaparecimento de toda a região? Não deve ser verdade, porque existe a grande cidade de Arles, à entrada da Camarga. De qualquer forma, ainda bem que a Camarga é como ela é. As pequenas cidades como Saintes-Maries-de-la-Mer ou Aigues-Mortes, já muito visitadas pelos turistas, não precisam de uma especulação imobiliaria desorganizada e de um urbanismo que desfiguraria a razão pela qual os turistas vêm : a paisagem.
Natureza
O que é certo, se gosta da Natureza, de grandes espaços, uma viagem na Camarga é completamente o que precisa ! Não é complicado perder-se numa pequena estrada da região, e cruzar cavalos, ou ver touros da Camarga descansar tranquilamente. A região também é um imenso parque nacional, uma reserva ecológica, onde os pássaros são reis. Os flamingos estão aqui em casa. A Camarga é rica de cultura e tradições. Conhecemos o rio da Camarga ou o sal da Camarga… sem falar nas especialidades gastronómicas locais. Com as minhas fotos, tentei um pouco mostrar a beleza e a diversidade das paisagens desta terra a meio caminho entre o mar, o rio e o céu.
Já lá estive na Camarga há muitos anos Fiquei fascinada com a região. De salientar as casas típicas. Nessa época havia «les Gardiens» que eram uma espécie de cowboys que tomavam conta das grandes manadas e da «Reserva» em geral. Usavam uma indumentária especial. Recordo também os trajes típicos das mulheres semelhantes aos das Arlesianas.Quero também lembrar uma comida deliciosa que é uma conserva de boi da Camarga espécie de marinada em óleo de sabor muito forte. São boas memórias…