Passeio em Bourges, região francesa do Berry
Localisação : Centro-Vale do Loire • França
A antiga capital da região do Berry, Bourges, conseguiu guardar o seu centro histórico praticamente intacto. A cidade faz-nos, como poucas cidades em França, viajar no tempo, até a Idade Média. Visitamos Bourges como turistas quaisquer, fotografando as bonitas fachadas dos prédios antigos.
Atmosfera
Existe uma atmosfera que acho simpática nesta cidade. Talvez seja o encanto das cidades de tamanho médio que fazem este efeito ? Pelos menos parece que a vida é mais sossegada do que a agitação permanente de Paris, mas conservando sempre todas as características e vantagens de uma cidade com 100 000 habitantes. Acho que Bourges têm um óptimo ambiente para se viver ao dia à dia. Nada de buzinas, nada de pessoas cheias de pressa em toda à parte, nada de turistas chatos : é um sossego. Aqui, um engarrafamento não demora mais do que cinco minutos… Inserida na imensidão do campo em redor, Bourges é uma cidade onde se come bem e com qualidade : é preciso salientar que o Berry é uma região reconhecida pelas suas qualidades gastronómicas e os seus queijos de cabra.
Ruas de Bourges
Nesta primeira reportagem fotográfica, vamos viajar pelas ruas de Bourges, o tempo de uma tarde. As casas da Idade Média, as pedras antigas, as magnificas janelas e os telhados… Tudo isto faz de Bourges uma cidade onde um pequeno passeio pode transformar-se numa aula de História e de Arquitectura. Será que poderíamos lá viver ? Talvez, o seu maior defeito em relação às outras cidades do país sendo a falta de um comboio de alta velocidade como o TGV. Este facto aumenta virtualmente a distância para as outras grandes cidades francesas, o que pode vir a ser chato para alguém como eu, que precisa de ir muitas vezes a Paris. Ironia cruel quando se sabe que estamos praticamente no centro geográfico da França.
Conservação
As ruas são estreitas mas limpas, as fachadas dos prédios bem conservadas. A antiguidade destes prédios não serviu de desculpa para se ter uma cidade em ruinas ou em mau estado de conservação : dá para ver que aqui, tudo é renovado e cuidado. Em Bourges, o património histórico e cultural é valorizado, todas as cidades de França e do mundo poderiam tomar exemplo !
Acho que deu para perceber : adorei Bourges, uma cidade de que se fala pouco, muito injustamente. Monumentos de maior relevo como a catedral Gótica Saint-Etienne ou o palácio Jacques Cœur, por si só, merecem uma visita mais demorada da cidade.
Interessante cidade
Fiquei curiosa pois descobri que meu nome vem do francês.