Passeio em Saint-Nectaire, na Auvergne, França
Talvez conheça Saint-Nectaire : esta pequena cidade deu o seu nome a um queijo famoso em França, com um pequeno cheiro à avelã. Mas também é uma cidade encantadora da Auvergne no centro de França, muito turística e famosa pela qualidade da sua água. Vêm-se a Saint-Nectaire para ir às termas, fazer curativos ou simplesmente recarregar as baterias e aproveitar as magnificas paisagens da Auvergne, com os seus vulcões extintos e as montanhas do Massif Central (em português, Maciço Central). Fiquei alguns dias em Saint-Nectaire, demasiados curtos para aproveitar plenamente de uma tão bonita região.
Aldeia de Saint-Nectaire
Saint-Nectaire é um sitio que de fato é composto por duas aldeias, bem distintas : Saint-Nectaire-le-Haut, que fica no Monte Cornadore, dominado pela sua magnifica igreja românica, e Saint-Nectaire-le-Bas, a localidade termal ao pé das numerosas fontes. O povoamento deste cantinho de França é muito antigo, podemos por exemplo encontrar um dólmen ! A qualidade das aguas é reconhecida desde tempos imemoriais, já os Romanos as mencionavam. São pelo menos 40 fontes, com águas quentes ou com arsénio que Saint-Nectaire possui.
Igreja de Saint-Nectaire
Mas Saint-Nectaire, para a pessoa que chega pela estrada, é antes de mais a sua igreja, uma jóia da Arte Românica. A igreja é do século XII, e vê-se à quilometros de distância, majestosa e orgulhosa. Este edifício religioso de Saint-Nectaire, « Notre-Dame-du-Mont-Cornadore », é uma das cinco igrejas mais importantes da região Auvergne. Ela possui proporções muito bonitas : o seu interior é magnifico, com a beleza ao mesmo tempo simples e complexa da Arte Românica. Simples, porque as paredes são fortes, espessas e resistentes, uma das características deste tipo de arquitectura. Complexa, pelo fino trabalho dos escultores dos capitéis das colunas, que fizeram um trabalho notável.
Onde dormir ?
Saint-Nectaire é uma aldeia acolhedora, bem equipada em infraestruturas hoteleiras, para todas as bolsas : do simples parque de campismo onde eu estava (muito agradável) ao hotel com muitas estrelas (não contei), passando por um casino onde se pode tentar ganhar dinheiro (ou, mais frequentemente, perdê-lo). As casas burguesas são o toque final que fazem de Saint-Nectaire um sitio para descanso como nenhum outro.
Viver em Saint-Nectaire ?
Gosto de pensar, em todos os sítios e regiões que visito, se poderia lá viver. Será que poderíamos viver em Saint-Nectaire ? Sem dúvida, mas talvez quando tivermos a idade da reforma, quando quisermos estar realmente sossegados. Por enquanto, a aldeia é demasiadamente isolada para que possamos realmente lá viver durante todo o ano. O mar também fica longe, e o clima característico deste isolamento: estamos numa montanha, é preciso não esquecer ! Mas mesmo assim… A aldeia de Saint-Nectaire é linda, guardo óptimas recordações.
Qual a data de construção?
Em março estarei aí, a fim de contemplar esses séculos de belezas encantadoras!