Super-Besse : como é uma estação de esqui francesa no Verão ?
Em França, toda a gente sabe que se faz esqui nos Alpes e nos Pirenéus, as mais altas montanhas do país. Já é menos costume ir até ao Massif Central, que, como o seu nome indica, fica no centro de França. Fomos dar uma volta até Super-Besse de Verão, a mais conhecida das estações de esqui da Auvergne, região onde fica o Massif Central. Tudo é tão diferente nesta altura do ano, sem a neve ! Mas em vez de neve, tivemos chuva…
Aldeia para esquiar
Super Besse é de facto uma bonita pequena aldeia, como todas as aldeias da Auvergne, com paisagens de cortar a respiração. Sem os numerosos turistas e esquiadores, pode vir-se aqui procurar um pouco de sossego, no meio da natureza. O ambiente é algo estranho e surrealista, quando se vê todos estes equipamentos para se fazer esqui, apesar de tudo em redor ser verdejante.
Como é feio um teleférico sem neve! Mas não existe solução: para o prazer das pessoas que aqui passam férias no Inverno, desfigura-se a montanha o resto do ano. Talvez se tivéssemos equipamentos desmontáveis, que seriam instalados só durante o Inverno, mas é sem dúvida uma solução demasiadamente cara, e ninguém ganharia algo com isso, a não ser a beleza da paisagem e alguns amantes da Natureza, muito menos numerosos do que os fanáticos de desportos de Inverno. De qualquer forma, esta paisagem é magnifica, mesmo com o teleférico: é afinal apenas uma pequena parte da imensidão da Auvergne, podemos muito bem olhar um pouco mais para a esquerda se quisermos…
Lac des Hermines
Ao pé de Super Besse fica um lago, o Lac des Hermines, onde se pode andar de barco, fazer um pouco de remo… é um pouco diferente do esqui, não é ? Ao pé ficam as bonitas casas com os telhados tão aguçados em toda esta verdura. Acho a visão proporcionada por Super Besse magnifica, apesar da aldeia cheirar a « novo ». Existem muitas obras e construções, a estação de esqui está a desenvolver-se pouco a pouco. Talvez as pessoas que procuravam até agora uma estação de esqui mais calma do que as concorrentes dos Alpes desfrutam hoje dos últimos anos de sossego ?
Puy de Sancy
Super Besse fica nos declives da montanha Puy de Sancy, no departamento (região administrativa) francês Puy de Dôme, no coração do parque natural regional dos Vulcões da Auvergne. Este departamento está cheio de pequenos lagos e lagoas muito agradáveis no Verão, uma paisagem perfeita para os amantes da Natureza, com um grande N. Os que gostam de caminhar também encontram aqui o que procuram, com o GR 4, um trilho de grande rota, grande percurso de caminhada, que passa pela região. Estando a 1350 m de altitude, até mesmo no Verão não faz muito calor em Super Besse. Quando lá fomos, como pode apreciar, havia um nevoeiro bastante desagradável, ficamos bem felizes por ir tomar um leite quente numa “crêperie” (onde se vendem crepes) depois de termos ido passear pelas paisagens do campo em redor.
O Puy de Sancy, um vulcão extinto do Massif Central, é o ponto mais alto da Auvegne, com 1886 m de altura. Dizem que se pode ver o Mont Blanc (Monte Branco em português) desde o Puy de Sancy, quando há sol. Certamente não naquele dia, visto o nevoeiro que encontramos!